terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Abraços são bons para o coração

Retirei este artigo que achei interessantíssimo:

Melhores para as mulheres

Abraços são bons para o coração

Os abraços têm efeitos benéficos na saúde cardiovascular tanto dos homens como das mulheres, mas são elas quem mais tem a ganhar.


Os abraços aumentam os níveis de ocitocina, conhecida como a hormona do amor, e diminuem a pressão arterial, com quebras mais acentuadas nas mulheres, de acordo com um estudo da Universidade da Carolina do Norte, em que participaram 38 casais.
Os casais abraçavam-se sendo os níveis de pressão arterial, de ocitocina e de cortisol, uma hormona do stresse, medidos em quartos separados. Em seguida os casais juntavam-se e recordavam momentos felizes.
De regresso ao presente, os casais viam um filme romântico com a duração de 5 minutos, conversavam durante outros 10 para no final voltarem a abraçar-se por 20 segundos.
Após este abraço os níveis de ocitocina subiam, provando que os níveis desta hormona nos casais são superiores aos verificados nos solteiros. No caso das mulheres o cortisol também diminuiu e verificou-se uma descida na pressão arterial.
Segundo a líder da investigação, Karen Grewen, os potenciais efeitos cardioprotectores da ocitocina, libertada durante o parto e a amamentação, poderão ser maiores para as mulheres do que para os homens.
As emoções positivas, como a felicidade, estão relacionadas com baixos níveis de cortisol. O apoio social é importante para toda a gente, com ou sem uma relação, afirma uma porta-voz do Instituto Britânico do Coração.
marta.p.miguel@sol.pt

Sem comentários: